Tabela de Torque da Doblo 1.8 8v

Torques Recomendados:

    Para garantir a segurança e o desempenho ideal do seu motor, é essencial seguir corretamente os procedimentos de torque recomendados para cada componente crítico. O torque, medido em Newton-metros (Nm), representa a força rotacional aplicada para fixar parafusos e bujões com precisão.

    A aplicação correta do torque não apenas assegura a integridade estrutural das peças, mas também ajuda a prevenir problemas como vazamentos de fluidos e desgaste prematuro dos materiais. Cada etapa do processo de manutenção envolve a aplicação de um torque específico, cuidadosamente calculado para garantir que todas as partes do motor estejam devidamente seguras e funcionando de acordo com as especificações do fabricante.

    Confira abaixo a tabela detalhada com as descrições das peças, as respectivas etapas do processo e os valores específicos de torque recomendados para cada uma delas. Estes passos são fundamentais para manter a confiabilidade do motor ao longo do tempo, proporcionando um funcionamento suave e eficiente.


Descrição Etapa Torque
Bujão da válvula de alívio da bomba de óleo - 30 Nm
Bujão de dreno do óleo do motor - 12 Nm
Interruptor de pressão de óleo - 30 Nm
Porca de fixação do coletor de admissão - 20 Nm
Porca de fixação do coletor de escape - 20 Nm
Parafusos da bomba d'agua - 20 Nm
Parafusos da bomba de óleo - 7 Nm
Parafusos da chapa de retenção do eixo comando de válvulas - 8,5 Nm
Parafusos da engrenagem do comando de válvulas - 45 Nm
Parafusos da tampa anterior da correia dentada - 6 Nm
Parafusos da tampa da bomba de óleo - 7 Nm
Parafusos da tampa traseira do cabeçote - 9 Nm
Parafusos das tampas de proteção da correia dentada - 4 Nm
Parafusos do cárter - 10 Nm
Parafusos do coxim do silencioso traseiro - 50 Nm
Parafusos do pescador da bomba de óleo - 8 Nm
Parafusos do suporte do coxim (lado motor) - 55 Nm
Parafusos do suporte do tensor da correia auxiliar - 35 Nm
Parafusos do tanque de combustível - 24 Nm
Parafusos do tubo do "blow-by" - 7 Nm
Parafusos do volante da motor Etapa 1 35 Nm

Etapa 2  30º

Etapa 3 15º
Parafusos dos mancais da arvore de manivelas Etapa 1 50 Nm

Etapa 2 45º

Etapa 3 15º
Parafuso e porca de fixação do motor do partida - 24 Nm
Parafuso fixação do cabeçote Etapa 1 25 Nm

Etapa 2 180º

Etapa 3 10º
Parafuso do tensor da correta dentada - 20 Nm
Parafuso da polia da árvore de manivelas (roda fónica) Etapa 1 95 Nm

Etapa 2 30º

Etapa 3 15º
Parafuso do sensor de detonação - 20 Nm
Parafusos de fixação cárter ao suporte união (caixa seca) - 38 Nm
Parafusos da central airbag ao túnel central - 9 Nm
Parafusos do coxim dianteiro do tubo intermediário/catalisador - 30 Nm
Parafusos do coxim lado distribuição - 50 Nm
Parafusos do coxim lado distribuição ao suporte rígido no motor - 60 Nm
Parafusos do reservatório de expansão - 8 Nm
Parafusos do protetor do motor - 35 Nm
Parafusos da tampa de válvulas - 8 Nm
Parafusos do suporte união ao bloco motor - 7 Nm
Parafusos do alternador ao suporte da semi-arvore intermediária - 35 Nm
Parafusos do suporte rígido lado distribuição ao bloco - 55 Nm
Porcas do coxim do motor á carroceria lado motor - 45 Nm
Parafuso de fixação do coxim ao suporte lado motor -90 Nm
Parafuso do suporte lado motor ao suporte rígido no bloco -90 Nm
Parafuso da chapa de reação do suporte lado motor ao cabeçote -20 Nm
Porca da chapa de reação do suporte lado motor ao suporte -15 Nm
Parafuso do suporte rígido do motor ao bloco - 55 Nm
Porca do coxim do lado câmbio ao suporte do câmbio -90 Nm
Parafusos do suporte do coxim do câmbio a carroceria -25 Nm
Parafuso do suporte lado câmbio ao câmbio -35 Nm
Parafuso do coxim (bieleta) ao suporte do lado do diferencial -80 Nm
Parafuso do coxim do lado diferencial á travessa -120 Nm
Parafuso do suporte rígido (triangular) ao câmbio -80 Nm
Parafusos do compressor do ar-condicionado ao suporte -20 Nm
Parafusos do suporte do compressor/bomba DH ao bloco do motor -35 Nm
Parafusos da bomba da direção hidráulica ao suporte -25 Nm
Parafusos da junta deslizante à flange do câmbio -40 Nm
Parafusos da semi-árvore intermediária ao suporte -30 Nm
Parafusos do suporte da semi-árvore ao bloco do motor -35 Nm


Conclusão:

    Esses procedimentos de torque são essenciais para garantir a integridade e o desempenho do seu motor. Ao seguir corretamente as especificações fornecidas, você não apenas aumenta a vida útil das peças, mas também contribui para a eficiência operacional do veículo. Certifique-se sempre de utilizar ferramentas adequadas e seguir as orientações do fabricante para cada etapa do processo de manutenção. Isso ajudará a evitar problemas mecânicos futuros e a manter seu motor funcionando de forma confiável em todas as condições.

    Se você tiver alguma dúvida sobre os procedimentos mencionados, sugestões para melhorar este guia ou simplesmente quiser compartilhar sua experiência, sinta-se à vontade para deixar um comentário abaixo. Agradecemos seu feedback e estamos aqui para ajudar!

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